Entenda agora o que é UX e sua relação com os chatbots

Projetar uma boa experiência de conversação para uma máquina não é fácil. Há um equilíbrio delicado entre ser humano demais e não ser humano o suficiente. Um chatbot é artificial, mas pode fornecer uma experiência positiva ao usuário final.

Projetar uma experiência de usuário conversacional excepcional depende da criação de uma interação fluida e natural entre os clientes e uma máquina, e é essa a relação UX chatbot, sobre a qual vamos falar neste artigo. Ficou interessado? Vem com a gente!

O que é UX?

Experiência do usuário (UX) é um termo abrangente, que se refere a todo envolvimento tátil e emocional que um usuário tem com um produto. Pode ser a facilidade de uso de um aplicativo, de navegação em um site, o manuseio intuitivo ou ergonômico de um dispositivo ou como essas experiências fazem o usuário se sentir. Uma UX positiva encorajará o cliente a interagir com seu produto repetidamente.

Qual a relação UX chatbot?

Bom, como deu para você perceber, o design UX é crucial para tudo, porque:

  • facilita a maneira do usuário usar um novo aparelho;
  • transmite uma sensação de toque humano às máquinas;
  • gera uma harmonia psicológica entre uma máquina e seu usuário.

É por isso que ter uma boa abordagem de UX na construção de um chatbot para a sua empresa é fundamental. Afinal, a tecnologia funciona como um elo entre a sua empresa e o seu cliente. Para oferecer uma boa experiência aos seus usuários por meio de um chatbot, seguem algumas dicas.

Defina a persona

É sempre importante lembrar que você está criando um design para as emoções humanas. Falar com um robô é sempre monótono e enfadonho. Isso não atrairia as pessoas e as reteria, pois não é o que elas estão acostumadas a fazer.

Certifique-se de que os chatbots projetem uma personalidade que o usuário correlacionaria com mais facilidade também. A emoção é o seu chatbot e ele dá a experiência ao usuário.

Simplifique as escolhas

É importante que as conversas de bots não percam o contexto e sigam rotas de conversação lineares. O usuário deve ser orientado por escolhas fáceis e simples. Portanto, sempre forneça aos usuários opções de entradas específicas com botões exclusivos ou opções visuais por meio de carrosséis. A escolha simplificadora é um recurso importante para projetar chatbots.

Aproveite o conteúdo disponível e as bases de conhecimento

Muitas empresas têm ricas seções de perguntas frequentes e bibliotecas de autoajuda. Quando você está procurando projetar a experiência de conversação do usuário, aproveite o conteúdo existente tanto quanto possível. Isso pode ser usado para treinar inicialmente um chatbot.

Muitas empresas também se integram à sua base de conhecimento como uma rede de segurança.

Quais empresas estão usando a UX para chatbots de forma excepcional?

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de como diferentes marcas usaram bem a UX para desenvolver chatbots fantásticos.

Duolingo

O popular aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo tem uma abordagem interessante para chatbots. Abraçando a realidade de que a conversa é considerada uma das melhores maneiras de aprender uma língua estrangeira, os usuários do app podem conversar com um bot pelo tempo que quiserem, e o bot irá corrigi-los e sugerir respostas adequadas.

O melhor de tudo é que ele pode medir o progresso do usuário e aumentar o nível dele, tornando-o constantemente desafiador e interessante para os usuários.

Domino’s

A Domino’s Pizza fez barulho quando percebeu a natureza onipresente do Facebook Messenger e o aproveitou para criar uma interface de conversação. A empresa lançou seu chatbot, do qual os usuários podem pedir sua comida. Os usuários podem acessar e navegar pelo menu completo do restaurante a partir dele, personalizar e fazer o pedido, tudo no mesmo lugar.

Com maior foco no envolvimento e nas interações do cliente, levando em consideração a relação UX chatbot, serão adotados por um grande número de empresas. Portanto, é importante projetá-los da maneira certa para o conjunto certo de usuários, algo que a Kazap sabe fazer de forma consistente.

Precisa de ajuda para melhorar a experiência do seu cliente com a sua marca? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.