Conheça agora mesmo os principais tipos de chatbots que existem

O uso de vários tipos de chatbotssoftwares capazes de se comunicar de forma automática com os usuários — está se popularizando entre as empresas brasileiras. Uma pesquisa feita pela Mobile Time revelou um aumento de 25% no número de mensagens trocadas mensalmente com chatbots no Brasil em 2019, chegando a cerca de 1 bilhão.

O avanço da aplicação dessa tecnologia nos negócios é explicado pelas vantagens que ela proporciona, como a otimização do atendimento ao cliente e o aumento de vendas. Porém, para ter bons resultados, é importante entender como funciona cada opção e em que situação ela é mais adequada.

Quer saber quais são os principais tipos de chatbots e qual deles é o mais interessante para sua empresa? Acompanhe!

Proativo

Os chatbots proativos são utilizados para iniciar uma conversa com o usuário e facilitar a interação com o site da empresa. Eles também servem para alertar a pessoa sobre promoções ou descontos existentes e dar informações sobre produtos.

Muitas vezes, o usuário inicia a conversa com o chatbot e é transferido para que um atendente possa ajudá-lo melhor. Além disso, mesmo que não haja um atendente disponível no momento, o robô pode registrar a solicitação do cliente para um contato futuro — o que facilita o processo de vendas, por exemplo.

Otimizador

O chatbot otimizador consegue simplificar a execução de variadas tarefas, como a realização de pedidos em restaurantes, compras e a utilização de funcionalidades de aplicativos. Ele agiliza esses processos e os tornam bem mais práticos para os clientes.

Esse é um dos tipos de chatbots mais interessantes para melhorar a experiência do consumidor com os serviços da empresa. A possibilidade de fazer o pedido de um produto diretamente em um aplicativo interagindo com o chatbot, por exemplo, é algo capaz de aumentar bastante o nível de satisfação dos clientes.

Tira-dúvidas

Esse tipo de chatbot funciona como um FAQ (perguntas frequentes) e pode ser usado para facilitar a resolução de dúvidas dos usuários. A ferramenta costuma apresentar uma série de eventuais problemas da pessoa atendida e, à medida que esta interage com as opções, é informada sobre formas de resolver o impasse.

Geralmente esse chatbot é de fácil implementação e de grande utilidade, mas é preciso configurá-lo para que funcione de maneira eficiente. Esse trabalho demanda fazer uma pesquisa prévia e entender bem quais são as principais dificuldades encontradas por quem utiliza os serviços da empresa. Assim, é possível oferecer soluções objetivas e garantir que o programa realmente cumpra seu propósito.

Escudo

Receber reclamações de consumidores e resolver questões de suporte técnico são, muitas vezes, tarefas complicadas para um atendente humano. Isso pode dificultar a resolução do problema e fazer o cliente ter uma experiência negativa com a empresa.

O chatbot escudo resguarda o usuário dessas situações desagradáveis, já que atua de modo mais objetivo e sempre amigável. Ele troca mensagens com o usuário de forma a resolver diretamente o problema e sem tensões desnecessárias.

Como você viu, os diversos tipos de chatbots podem favorecer o relacionamento com os clientes e a implementação de uma estratégia omnichannel. É possível usá-los para atendimento em muitos canais, como no aplicativo, no site e nas redes sociais da marca. Porém, é importante escolher a alternativa adequada para atingir os objetivos do seu negócio, e contar com uma empresa que desenvolva a solução com qualidade.

Agora, o que acha de aprender mais sobre meios de simplificar o dia a dia operacional? Veja como a robotização de processos pode revolucionar as empresas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.