7 dicas imperdíveis para fazer uma boa gestão de trabalho remoto

O trabalho realizado longe das dependências da empresa já era uma realidade para muitos profissionais. Porém, a pandemia do Coronavírus acelerou ainda mais sua implementação e isso acabou preocupando gestores, que tiveram que adaptar sua gestão para o trabalho remoto.

A boa notícia é que é possível manter a produtividade, desde que algumas dicas básicas sejam cumpridas. Pensando nisso, preparamos um post especial para você entender como otimizar a gestão de trabalho remoto em sua empresa, mantendo os colaboradores motivados e alinhados aos objetivos. Confira!

1. Determine as expectativas

Embora as ferramentas digitais facilitem o trabalho remoto, é preciso determinar as expectativas e repassar esse feedback aos colaboradores.

Para isso, é preciso analisar algumas questões como:

  • A empresa precisa mesmo manter o mesmo nível de produtividade do modelo tradicional de trabalho?
  • Tudo o que é exigido dos colaboradores realmente pode ser feito pela internet?
  • Quais lacunas devem ser preenchidas para garantir as entregas da equipe?

Essas questões são importantes para estabelecer as metas a serem atingidas. Como a mobilidade de pessoas também ficou comprometida, talvez seja preciso fazer algumas adaptações nas exigências. Reuniões presenciais com os clientes de tornaram especialmente complicadas, mas podem ser substituídas por encontros virtuais, por exemplo.

2. Otimize a comunicação

Neste momento em que estamos vivendo, é muito comum que os colaboradores em home office se perguntem sobre como saberão se estão fazendo um bom trabalho e superando as expectativas de seus gestores.

Por esse motivo, é muito importante manter o contato frequente entre os líderes e os colaboradores. Isso é especialmente relevante na hora de iniciar projetos. Uma boa ideia é marcar horários semanais para reunir a equipe em encontros online e incentivar as perguntas livres.

3. Estabeleça um cronograma de videoconferência

Determinar um cronograma de videoconferências é uma ótima maneira de acompanhar o andamento das atividades e tirar dúvidas dos colaboradores. Por mais autonomia que a companhia possa conceder aos seus profissionais, os gestores devem estar por dentro do que está efetivamente sendo feito.

Além disso, as videoconferências são um meio de emular o ambiente corporativo tradicional, o que é especialmente importante para empresas que tiveram que adotar o modelo remoto repentinamente.

Isso porque ela serve até mesmo para conectar os trabalhadores que estejam sentindo falta da rotina tradicional e dos colegas. Com o auxílio da tecnologia, será possível trocar ideias e otimizar o cumprimento das tarefas.

4. Oriente os colaboradores

Orientar os colaboradores garante o acompanhamento necessário para que eles entendam o que deve ser feito. Além disso, muitos trabalhadores podem não estar acostumados com o modelo, então é preciso eliminar todas as dúvidas a respeito.

Alguns colaboradores podem ter dúvidas sobre as ferramentas digitais de compartilhamento e Cloud Computing, por exemplo. Já outros podem acabar cometendo erros na execução das tarefas sem o monitoramento adequado.

Por esse motivo, é essencial que os gestores tenham contato com todos os profissionais de forma individualizada. Isso é importante até mesmo para manter a motivação desse colaborador, mostrando que a empresa se preocupa com o nível do seu trabalho mesmo à distância.

5. Utilize ferramentas digitais

Quando falamos em gestão de trabalho remoto, precisamos pensar no que possibilita esse modelo, afinal, ele só se tornou possível com a popularização da internet de banda larga e, principalmente, pelo estabelecimento de ferramentas digitais de alto nível.

Isso engloba tanto tecnologias como a computação em nuvem, que facilitou o armazenamento e o compartilhamento de arquivos, mas também os softwares personalizados, como os aplicativos, que são desenvolvidos com foco total nas necessidades da empresa contratante.

Desse modo, é contraproducente pensar em trabalho remoto sem o auxílio de ferramentas digitais de alto nível. Uma boa ideia é contar com a parceria de uma empresa especializada em TI, que saberá mapear as necessidades e preferências do negócio para desenvolver soluções de acordo.

Além disso, ferramentas de Machine Learning e Big Data ajudam a empresa a estabelecer padrões de consumo e tendências de compra de acordo com determinados nichos. Isso se tornou ainda mais importante com a pandemia do Coronavírus, que atinge diretamente a economia do país e obriga as empresas a serem mais criativas para fidelizar clientes.

6. Crie uma rotina de feedbacks

Além de orientar devidamente os colaboradores sobre as tarefas a serem executadas, é crucial criar uma rotina de feedbacks. Afinal, não basta delegar um trabalho e esquecer dessa ordem por algumas semanas, é necessário garantir que cada atividade esteja alinhada com os objetivos do negócio.

Esse tipo de acompanhamento garante que os gestores consigam fazer adaptações e mudanças de rota em tempo hábil.

Já em relação aos colaboradores, é importante ressaltar que pode ser muito frustrante descobrir tardiamente que seu trabalho não cumpriu com as expectativas. Desse modo, repassar feedbacks é a melhor forma de garantir que todos estejam alinhados em prol dos objetivos do negócio.

7. Invista na motivação dos colaboradores

Motivar os colaboradores passa pela capacidade de manter canais disponíveis para o contato. Garantir a troca constante de ideias incentiva a produção, já que os trabalhadores terão a certeza de que o modelo remoto não é apenas um meio de mantê-los operando sem um objetivo definido.

Além disso, investir em tecnologias de qualidade é outra forma de elevar a motivação. Os gestores devem disponibilizar o compartilhamento em nuvem, por exemplo, para facilitar o repasse de arquivos e a consulta rápida. Softwares personalizados, como aplicativos, também demonstram que a empresa investe em tecnologia destinada a otimizar a rotina empresarial.

Tecnologias como o Big Data e o aprendizado de máquina também são muito valiosas para estudar o histórico digital de compras da companhia e desenvolver estratégias mais focadas. Esse conhecimento é imprescindível para motivar os colaboradores, que entenderão que o trabalho realizado está cada vez mais focado na aquisição efetiva de clientes.

Como pudemos ver no artigo, a gestão de trabalho remoto garante que os colaboradores produzam de maneira satisfatória mesmo longe das dependências da empresa.

Gostou do artigo e quer ler mais sobre tecnologia? Então, aproveite para conferir o nosso post sobre como fazer a automação de TI na sua empresa!

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