Unified Commerce: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?

Algo muito claro para gestores e empresários é que o uso inteligente de inovações se faz necessário para que seus negócios se desenvolvam de forma adequada. Nesse contexto, é válido ressaltar que o conceito de unified commerce é uma inovação que está mudando as regras do varejo no Brasil e no mundo.

Por meio dele, as companhias são capazes de prestar um atendimento diferenciado a seus clientes, o que acaba otimizando suas vendas. Portanto, não é um exagero alegar que a aplicação desse conceito tende a gerar uma vantagem competitiva.

Você gostaria de entender melhor o que significa unified commerce? Leia o artigo e descubra como ele funciona!

O que é unified commerce?

Analisando o termo unified commerce, que pode ser traduzido como comércio unificado, é fácil pensar em uma junção de lojas, o que não está muito longe da verdade. Afinal, esse conceito visa unificar os canais de venda e de contato da empresa em uma única plataforma, abrindo espaço para que os clientes façam suas compras com mais facilidade e menos burocracia. Ele ainda torna a comunicação entre eles e a empresa mais direta, otimizando a resolução de problemas.

É válido ressaltar que essa integração entre canais de venda e comunicação precisa ser completa, o que significa que lojas físicas, loja online, redes sociais e outros meios de comunicação adotados pela empresa devem trabalhar juntos.

A finalidade dessa junção de forças é facilitar a vida do cliente, tornando a sua experiência mais agradável e intuitiva na plataforma de vendas da empresa.

Como ele se diferencia do omnichannel?

Embora os conceitos de omnichannel e de unified commerce tenham suas semelhanças, na prática eles representam operações distintas. O omnichannel é uma tecnologia que permite que o consumidor navegue entre plataformas diferentes da mesma empresa sem qualquer divergência de informações.

Por exemplo, ele pode enviar uma mensagem para o suporte da companhia por meio de seu site e continuar a comunicação na rua, usando um aplicativo.

Por outro lado, o unified commerce procura ir além desse conceito e, com a intenção de tornar a integração ainda mais profunda, reúne todas os canais de venda em uma plataforma única, onde os dados podem ser armazenados e administrados de forma mais eficiente.

Qual a relação entre o TI e o unified commerce?

Apesar dos benefícios do unified commerce, sua implementação tende a ser complexa. Afinal, essa atividade consiste em centralizar todos as operações de venda e de contato da empresa com os clientes. Isso faz com que o processo seja repleto de desafios, uma vez que os softwares e ferramentas utilizados em cada canal precisam se comunicar de forma eficiente.

Se levarmos em consideração a importância da tarefa de reunir em uma única plataforma todos os canais de venda de uma empresa e as dificuldades envolvidas, é fácil perceber que os membros do time de TI responsáveis pelo projeto precisam ser devidamente capacitados. Além disso, esses profissionais precisam contar com as ferramentas adequadas para desempenhar sua tarefa.

Quais as principais vantagens dessa tecnologia?

A unificação dos canais de venda confere para o varejista uma série de vantagens. Em primeiro lugar, é válido ressaltar que o ambiente de compra mais harmonioso para o cliente abre espaço para que ele compre mais, o que obviamente se reflete de modo positivo nos rendimentos da empresa.

Além disso, o unified commerce permite que o time de gestores tenha um controle mais efetivo sobre os canais de venda como um todo, de modo que processos como a realização de parcerias e a implementação de decisões estratégicas podem ser realizados com mais rapidez.

Conforme o mercado passa a adotar uma inovação, as empresas que surfam essa saem na frente, ganhando vantagem competitiva dentre a concorrência. Levando esse fato em consideração, é importante que o time de gestão se mantenha inteirado a respeito de novas ferramentas e conceitos que podem beneficiar suas companhias.

Como vimos, o unified commerce pode ser descrito como um conceito que está mudando o mercado. Agora que você tem esse conhecimento, o que acha de compartilhar o artigo em suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a esse conhecimento?

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