Você sabe o que são negócios escaláveis? Entenda!

No mundo corporativo, a inovação sempre prevalece. Seja qual for o porte ou segmento da empresa, ela precisa de bons recursos para conquistar um crescimento saudável e, ao mesmo tempo, exponencial. Neste cenário, muitos são os termos e conceitos que surgem para ajudar a gestão no alcance deste objetivo, entre eles, os negócios escaláveis.

Pensando em ajudar você neste quesito, fizemos este artigo com as principais características e vantagens deste tipo de negócio. Confira!

O que são negócios escaláveis?

A escalabilidade de uma empresa está relacionada com a sua capacidade de crescer sem que isso represente gastos exorbitantes. Para isso, ela precisa replicar seus processos e recursos de maneira rápida e eficiente, utilizando a inovação como base. Um bom resultado levaria um só cliente a gerar uma grande receita para esse negócio.

Entre as principais características dos negócios escaláveis estão a padronização, replicabilidade e automatização. Tudo o que foge destes três conceitos limita o crescimento exponencial da organização.

Tipos de negócios escaláveis

O principal exemplo é a franquia, setor que cresceu 6,9% em 2019 no Brasil. Cada franqueado é capaz de replicar o modelo de negócio sem custos extras, oferecendo a mesma qualidade. Embora o ramo de alimentação seja o mais promissor, também encontramos sucesso na área de entretenimento, hotelaria, academias, estética e assim por diante.

Na tecnologia, muitos dos aplicativos para smartphone e tipos de software são escaláveis. As redes sociais são um bom exemplo disso. Também podemos citar os cursos online, serviços de delivery e transporte, entre outros.

Quais são os benefícios dos negócios escaláveis?

Agora que você sabe o que são e as principais particularidades dos negócios escaláveis, confira os motivos que os tornam tão vantajosos!

Otimização nos processos

Não é segredo para ninguém que quando os processos de uma empresa são confusos ou mal elaborados, as chances de sucesso reduzem drasticamente. Ao buscar a escalabilidade, o negócio tem a obrigação de otimizar este quesito para conquistar bons resultados, o que favorece a atuação de cada profissional de maneira individual e coletiva.

Redução dos custos

Muitas empresas podem relacionar o crescimento exponencial com grandes investimentos. Mas, como vimos, a ideia dos negócios escaláveis é que haja essa redução de custos, para que os produtos e projetos sejam replicados sem maiores dificuldades.

Aumento do valor de mercado

Com o investimento em aprimoramentos contínuos e na automatização, a empresa se torna ainda mais valiosa. Como ela pode crescer em larga escala, o mercado a tem com bons olhos, o que atrai novos consumidores e até investimentos.

Possibilidades de expansão

A ideia da escalabilidade é que o negócio funcione sem que o dono do projeto fique em cima dos processos. Ou seja, a equipe toda deve ser capaz de aprender as melhores práticas de replicá-lo, gerando valor à empresa. Se qualquer pessoa puder fazer isso, as chances de expansão são ainda maiores, a exemplo das franquias, como vimos.

Com tantas vantagens, investir em negócios escaláveis parece uma excelente solução, certo? Se seus projetos têm esse potencial, não deixe de sistematizar os processos e aprimorá-los continuamente para tornar a escalabilidade possível. Envolva toda a equipe e mostre como esta prática pode favorecer a todos.

Estas informações foram úteis para você? Então não perca nossas atualizações! Siga as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.