Integração de dados entre diferentes fontes: como e por que fazer?

Não é uma novidade para gestores e empresários que a implementação de uma liderança ágil está diretamente ligada à integração de dados entre diferentes fontes. Afinal, isso abre espaço para que os responsáveis pela gestão tenha acesso a informações de modo mais rápido e intuitivo, o que se reflete positivamente na eficiência de suas estratégias.

Em um mercado altamente competitivo, esse acesso prático a informações relevantes é fundamental para que um negócio seja bem-sucedido. Levando esse fato em consideração, desenvolvemos este conteúdo para deixar você por dentro dos pontos mais importantes sobre o assunto!

Acompanhe o post e entenda o que é e como fazer a integração de dados entre diferentes fontes!

Por que investir na integração de dados?

Durante a operação de uma empresa, é normal que gestores e colaboradores precisem ter acesso a uma série de informações para desempenhar suas funções. A grande questão é que, muitas vezes, elas estão dispersas em diversos formatos ou até mesmo em softwares e aplicativos diferentes. Uma situação que torna mais lenta e complexa a tarefa de agrupá-las em uma única interface.

Caso a empresa conte com uma aplicação de integração de dados, porém, essas informações podem ser reunidas, filtradas e organizadas em um processo conhecido como mineração de dados. Assim, a pessoa responsável pode acessá-las facilmente e compreendê-las de modo intuitivo.

Considerando cada um desses pontos, podemos dizer que a solução permite que analistas tenham um acesso otimizado às informações relevantes. Isso abre espaço para que desempenhem suas atividades mais rapidamente e com eficiência.

Além disso, uma vez que os dados de diversas fontes estão registrados de uma forma tão detalhada, e em uma única plataforma, os responsáveis por verificá-los têm mais facilidade em identificar padrões úteis, o que pode beneficiar a companhia de diversos modos.

Como fazer a integração de dados entre diferentes fontes?

A implementação de um projeto de integração de dados exige alguns cuidados. A seguir, descubra os procedimentos necessários!

Mapeie os dados

Uma vez que o projeto visa reunir dados de diferentes fontes, em primeiro lugar, o responsável por ele deve identificá-las e verificar fatores, como:

  • o tipo de dado armazenado;
  • o formato em que os dados estão salvos;
  • o volume de dados e o ambiente em que estão armazenados.

Busque uma solução adequada

O mapeamento de dados é de suma importância. Afinal, depois de executá-lo, o responsável pelo projeto será capaz compreender os verdadeiros requisitos da empresa e, assim, buscar uma solução que atenda a cada um deles.

Embora existam diversas opções no mercado, o interessante é que a companhia opte por uma solução planejada para atender suas demandas. Isso porque um software generalista pode não oferecer as funcionalidades que melhor se encaixam em sua realidade.

Capacite os colaboradores

Antes mesmo que o sistema de integração de dados entre fontes diferentes comece a operar, é necessário que os gestores da companhia comecem um processo de conscientização e capacitação dos colaboradores. Esse cuidado se faz necessário para que eles entendam como o Big Data pode otimizar os processos da companhia e tornar a gestão ágil realmente viável.

A questão é que, no dia a dia da empresa, os colaboradores são os responsáveis pela execução dos processos. Ao prepará-los para o sistema de integração de dados, a equipe de gestão abre espaço para que eles aproveitem ao máximo os benefícios da nova tecnologia!

Qual a importância de um parceiro estratégico?

A integração de dados tem o potencial tanto de agilizar processos empresariais quanto de otimizar a identificação de padrões úteis para o negócio. Para que esse resultado de fato seja alcançado, porém, o sistema responsável por ela deve ser eficiente.

Uma solução ineficaz podem deixar o acesso a informações ainda mais lento. Alguns erros e falhas podem até mesmo danificar arquivos importantes, causando, assim, prejuízos a empresa.

Para evitar esse problema, o responsável pelo projeto deve contar com uma companhia desenvolvedora, que seja conhecida no mercado, e que realmente apresente soluções adequadas aos problemas da empresa.

Nesse contexto, podemos dizer que a Kazap Tecnologia surge como uma opção muito interessante. Afinal, a companhia conta com um time de desenvolvedores altamente engajados e capacitados. Todos com muita experiência no mercado e que podem garantir uma eficiente integração de dados.

Gostaria de ter acesso a uma solução inteligente para a integração de dados entre fontes diferentes em sua empresa? Entre em contato conosco e descubra nossos diferenciais! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.