De volta para o Futuro, agora!

Este ano muito se comentou sobre as previsões para 2015 do blockbuster “De volta para o futuro”, segundo o filme quando Marty McFly e Doc. Brown viajam para 2015 se depararam com carros e skates voadores, publicidades holográficas, comida industrializada “redimensionável” e outras maravilhas que ainda não vemos por ai (pelo menos não com a mesma simplicidade do filme).

Mas quais tecnologias podemos esperar para o futuro?

Durante o Gartner Symposium/ITxpo 2016, o vice-presidente do grupo Gartner, Daryl Plummer apontou algumas previsões. Abaixo seguem suas principais apostas para os próximos anos:

1- Em 2018, 20% de conteúdo de negócios será escrito por máquinas.

Robos farão analise de big-data e apresentarão os resultados em uma linguagem mais natural fornecendo relatórios, documentos jurídicos e comunicados.

2- Em 2018, com a popularização da internet das coisas 6 bilhões de “coisas” precisarão de suporte técnico.

A popularização da Internet das coisas exigirá uma nova forma de pensar no quesito suporte, pois as organizações terão de elaborar estratégias e mecanismos completamente diferentes das utilizadas para resolver os problemas que hoje são “intermediados” por pessoas.

3- Em 2020, softwares autônomos irão participar de 5% de todas as transações econômicas sem depender de controle humano.

Agentes de software autônomos irão não só analisar dados de mercado financeiro como poderão tomar decisões e até mesmo realizar negociações e transações em diversos instrumentos financeiros.

4- Em 2018, mais de 3 milhões de trabalhadores em todo o mundo serão supervisionados por “robo-chefes.”

Algumas medidas de desempenho podem ser interpretadas mais rapidamente por máquinas inteligentes ou “robo-chefes”, que exercerão funções de supervisão e até tomada de decisões sobre recursos humanos ou gestão de incentivos.

5- No final do ano 2018, 20% dos edifícios inteligentes já terão sofrido algum tipo de vandalismo digital.

Casas e prédios inteligentes serão alvo de vândalos digitais que poderão desde desligar toda a iluminação como desconfigurar a programação da sua cafeteira, aspirador de pó e outros eletrodomésticos.

6- Em 2018, 45% das empresas de crescimento rápido terão menos funcionários do que máquinas inteligentes.

Setores que até agora são executados por pessoas serão automatizados, como atendimento em supermercados e hóteis ou serviços de vigilância.

7- Até o fim de 2018, assistentes digitais irão reconhecer rostos e vozes de indivíduos.

O atendimento multicanal à clientes dará um grande salto pois integrará ferramentas de assistente pessoal e cruzamento de informações de usuário oferecendo um atendimento personalizado extremamente focado.

8- Em 2018, 2 milhões de trabalhadores terão de usar dispositivos de monitoramento de saúde por exigência das empresas.

Principalmente para funcionários que exerçam funções perigosas ou que exijam muito esforço físico as empresas investirão em wearables para monitorar batimentos cardíacos, respiração e até mesmo níveis de estresse para tratamento imediato quando necessário.

9- Assistentes pessoais digitais irão facilitar até 40% de nossas tarefas.

Agentes Pessoais Virtuais (VPA) irão prever e adiantar muitas de nossas tarefas pessoais e até em nosso trabalho.

10- Até 2020, 95% das falhas de segurança nas nuvens serão por culpa do usuário.

As preocupações com a segurança ainda não terminarão ainda mais com a grande adesão a tecnologias SaaS e outros serviços em nuvem, porém uma pequena percentagem de incidentes de segurança serão devido a vulnerabilidades de servidor mas sim por descuido de usuários.

fonte: http://www.gartner.com/

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.