4 dicas para fazer uma integração de processos eficiente na empresa

Para que uma empresa seja bem-sucedida, o seu time de líderes precisa ter acesso a informações confiáveis a respeito de suas condições e do mercado em que ela está inserida. A grande questão é que, sem uma integração de processos eficiente, isso não é viável.

Isso ocorre porque, quando cada setor da companhia opera de forma independente, sem sinergia, a tarefa de monitorá-los se torna mais complexa, demorada e sujeita a erros. Tais problemas acabam impedindo os gestores de administrar o negócio de forma eficiente, o que causa uma série de prejuízos para empresa.

No entanto, quando todos os processos estão bem alinhados, a empresa se beneficia com a redução de custos, aumento dos níveis de produtividade e, por consequência, otimização da rentabilidade. Quer ver a sua companhia operando de uma maneira integrada? Então leia o artigo e descubra 4 dicas para obter sucesso nessa tarefa!

1. Planeje a integração de processos

Não é uma novidade, para gestores e empresários, que a operação de uma companhia é baseada em uma série de processos que, ainda que pouco eficientes, são responsáveis pela execução de tarefas. Por esse motivo, ao eliminar um procedimento de forma equivocada, a empresa pode acabar reduzindo o próprio desempenho.

Para evitar esse problema, é importante que todos os processos, praticados pelo negócio, sejam mapeados. Uma vez que isso é feito, a equipe responsável pelo projeto é capaz de elaborar um plano para eliminar os procedimentos ineficientes e aumentar a eficiência daqueles que de fato são relevantes.

É interessante que esse projeto seja implementado de forma gradual, para que o profissional responsável seja capaz de verificar, de maneira correta, o impacto de cada processo nas rotinas operacionais da empresa.

2. Padronize a coletas de dados

Assim que os processos são devidamente mapeados, o passo seguinte consiste em implementar um sistema para monitorá-los. Um problema que, via de regra, surge nesse momento é o fato de que setores diferentes de uma companhia costumam usar ferramentas e softwares diferentes, o que tende a criar problemas relacionados à incompatibilidade de arquivos e extensões.

Nesse momento, a tecnologia é uma solução eficaz. Por meio de uma API, por exemplo, essas ferramentas podem ser acessadas por um software projetado para se conectar com elas, acessar e qualificar suas informações, em um procedimento conhecido como mineração de dados.

Por meio deste software, o time de gestão é capaz de verificar em tempo real a situação de cada um dos setores da companhia. Isso permite tomar, em curtos períodos de tempo, decisões embasadas e eficientes.

3. Capacite os colaboradores

É comum que, com o passar do tempo e com as mudanças naturais que costumam ocorrer na dinâmica da empresa, os colaboradores comecem a fazer pequenas adaptações nos processos. Isso com a finalidade de simplificá-los. A grande questão é que, quando essa alteração é feita de modo isolado, acaba prejudicando a integração de processos.

Para evitar esse problema, é necessário que os gestores, em parceria com o time de RH, capacitem devidamente os colaboradores e que os orientem a respeito da importância de manter a padronização de processos.

A empresa também deve manter um canal aberto com os colaboradores para ouvir suas sugestões. Essa ação simples abre espaço para que a operação do negócio se torne ainda mais eficiente.

4. Não deixe a automação de lado

Por mais capacitados e engajados que sejam os colaboradores, eles sempre estão sujeitos a falhas e erros que podem interferir negativamente no resultado final de processos, prejudicando até mesmo sua integração com as demais áreas da companhia.

Felizmente, esse problema pode ser resolvido por meio da automação. Ao confiar a realização de tarefas repetitivas a um software de inteligência artificial, a empresa tende a reduzir de forma drástica o índice de falhas.

Além disso, essa atitude abre espaço para que os colaboradores sejam alocados em posições mais estratégicas, de modo que eles podem usar melhor as suas habilidades em favor da empresa.

Por fim, é interessante ressaltar que a tarefa de integração de processos é muito sensível. Afinal, ela lida diretamente com informações críticas e com procedimentos vitais para o desempenho de uma empresa. Levando esse fato em consideração, é interessante que os responsáveis pelo projeto optem por parceiros confiáveis para implementá-lo.

Nesse contexto, a Kazap Tecnologia pode ser vista como uma das melhores opções do mercado! Você gostaria de ter acesso a um time de desenvolvedores altamente engajado e capacitado para desenvolver as ferramentas necessárias para a integração de processos em sua empresa? Acesse nosso site e descubra nossas soluções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.