Como funciona a implantação de um software na empresa? Saiba mais sobre esse tema aqui.

Por meio da implantação de software, uma empresa é capaz de desempenhar funções de maneira mais eficiente. O que, obviamente, eleva seus níveis de produtividade e de rentabilidade.

É importante levar em consideração, porém, que essa ferramenta deve ser adotada por setores inteiros da companhia, de modo que erros e falhas podem acarretar graves atrasos e, em alguns casos, até mesmo prejuízos.

Por esse motivo, a empresa deve ter o cuidado de planejar adequadamente a adoção de um novo sistema. Para ajudar você nesse processo, preparamos este conteúdo com orientações para que a implantação de software ocorra sem problemas. Confira!

Conte com desenvolvedores de confiança

Quando pensamos na adoção de um novo software corporativo, o ponto principal deve ser a equipe responsável pelo projeto. Afinal, se os desenvolvedores não forem devidamente capacitados, o produto final, entregue por eles, provavelmente será repleto de falhas. Portanto, em primeiro lugar, é necessário que a empresa confira a formação dos especialistas e pergunte a respeito de suas experiências anteriores.

Além disso, é importante que os responsáveis pelo desenvolvimento realmente compreendam as demandas da empresa para que, com base em tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning, criem soluções eficientes para cada uma delas. Os profissionais da Kazap Tecnologia, por exemplo, têm expertise nessa área!

Elabore um cronograma de implantação de software

Por mais competente que seja o time de desenvolvimento, em suas etapas iniciais, é provável que alguns pontos ainda precisam ser ajustados. De modo que o ideal é que a implantação de software seja feita aos poucos.

Limitando as áreas e colaboradores que têm acesso à nova ferramenta no começo, a empresa pode testá-lo e verificar, por exemplo, se as funcionalidades, de fato, são capazes de atender às suas demandas.

Além disso, se um número menor de usuários tiver acesso ao software em seu estado inicial, é menos provável que falhas ou erros ainda não identificados causem transtornos para a empresa. Na verdade, o ideal é que qualquer problema seja encontrado e corrigido já nessas primeiras etapas de implementação.

Capacite os colaboradores

Durante a operação diária, os usuários do novo software serão os colaboradores. Por isso, a empresa precisa garantir que todos aqueles que farão uso da nova ferramenta estejam devidamente qualificados para utilizá-la.

Sem esse cuidado, a curva de aprendizado até que os colaboradores compreendam a fundo todos os comandos por conta própria pode ser muito longa. O que é um problema, pois sem conhecer bem sua ferramenta de trabalho, os funcionários não terão como usá-la em seu pleno potencial.

Nesse contexto, é interessante que os próprios desenvolvedores de software participem do treinamento dos colaboradores. Afinal, eles são quem mais conhecem as funcionalidades e características dos programas.

Um software de qualidade é capaz de melhorar a operação de uma empresa por meio de funções úteis, como a automação de processos, a integração de setores e o gerenciamento de informações.

É fundamental, porém, que a ferramenta passe por todos os procedimentos necessários antes de ser amplamente utilizada, o que inclui uma série de testes. Além disso, a implantação de software deve ficar sempre por conta de profissionais experientes e capacitados.

Você gostaria de contar com o suporte de um time de desenvolvendo altamente qualificado para a implantação de software em sua empresa? Entre em contato conosco e entenda como a Kazap Tecnologia pode contribuir para esse projeto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.