Gerenciamento ágil de projetos: 5 dicas essenciais para adotá-lo

O grande objetivo de estratégias de gerenciamento ágil de projetos, como a metodologia Scrum, é reduzir o tempo necessário para a execução de atividades específicas, de modo que elas sejam realizadas de forma mais rápida e eficiente.

Em um mercado acirrado, em que boas práticas de gestão impactam de modo cada vez mais incisivo os resultados de uma empresa, é fácil perceber a importância desse tipo de estratégia.

A grande questão é que, como todas as mudanças, a implementação de metodologias ágeis exige alguns cuidados. Levando esse fato em consideração, optamos por preparar esse conteúdo com orientações sobre esse processo.

Leia o artigo e descubra 5 dicas práticas para implementar, de modo bem-sucedido, uma estratégia de gerenciamento ágil em sua empresa!

1. Identifique como o gerenciamento ágil de projetos pode beneficiar sua empresa

Não é uma novidade que o objetivo de uma metodologia ágil é otimizar o desempenho de uma empresa. Afinal, se esse resultado não for alcançado, o esforço e os recursos necessários para a implementação da metodologia não fazem sentido. A grande questão é: como exatamente a metodologia pode atender às demandas da empresa?

Sem uma resposta para essa pergunta, a tarefa de identificar a estratégia de gestão ágil mais eficiente se torna ainda mais complexa. Além disso, sem padrões claros de sucesso, é praticamente impossível definir se o método de fato está sendo útil para a companhia.

Por essa razão, em primeiro lugar, o time de gestão precisa estabelecer quais objetivos devem ser alcançados por meio das práticas de gerenciamento inteligente. Uma vez que esse cuidado é tomado, basta identificar a metodologia mais alinhada a esses objetivos.

2. Verifique os impactos da nova estratégia sobre os resultados da empresa

Embora o gerenciamento ágil de projetos de fato seja uma ótima ferramenta, com o potencial de elevar drasticamente os índices de desempenho de uma companhia, é importante ressaltar que, como ocorre em todas as grandes mudanças, sua implementação pode acarretar certo desconforto. E esse é um problema que pode levar muitos colaboradores a resistirem às novas práticas.

Além disso, é importante garantir que o novo conjunto de práticas não gere nenhum impacto negativo sobre a experiência dos clientes. Afinal, são justamente eles os grandes responsáveis pelo fluxo de caixa do negócio.

Para evitar esses problemas, é necessário que o time de gestores analise de forma inteligente a cultura da empresa em busca de processos e burocracias que dificultem a implementação de uma metodologia de gestão eficiente. É necessário avaliar também como os clientes reagem às novas práticas — isso com a finalidade de garantir a qualidade de sua experiência.

Tais atitudes abrem espaço para que o gerenciamento inteligente de projetos seja colocado em ação com o devido cuidado, o que reduz as chances de que atritos e prejuízos ocorram durante o processo.

3. Analise as ferramentas que a empresa tem à disposição

Uma nova estratégia de gestão não pode ser aplicada sem o devido suporte. Por esse motivo, é de suma importância que os responsáveis por sua implementação verifiquem as ferramentas que a empresa tem à sua disposição. Para realizar essa tarefa, os responsáveis pelo processo devem fazer uma série de perguntas. Dentre elas, podemos citar as seguintes como exemplos:

  • a empresa tem em seu quadro de colaboradores profissionais capacitados para colocar em ação o gerenciamento ágil de projetos?
  • A companhia tem acesso às ferramentas tecnológicas que viabilizem o projeto?
  • Os fornecedores atuais da empresa são capazes de atender suas novas demandas?

Ao analisar esses dados com o devido cuidado, os responsáveis pelo projeto e o time de gestão podem identificar de forma precisa tanto os ativos que já estão à sua disposição quanto os investimentos que se fazem necessários para a implementação do projeto.

4. Elabore a estratégia de gerenciamento ágil de projetos

Por fim, uma vez que todas as informações necessárias foram reunidas, o time de gestores pode analisar as estratégias disponíveis e, assim, optar pela metodologia ágil que melhor se alinha às demandas da empresa que administra.

É importante ressaltar que existem várias metodologias, cada uma delas voltada a um modelo específico de negócio. Além disso, a estratégia escolhida pode ser adaptada para se encaixar melhor na estrutura da companhia, o que abre espaço para que os resultados entregues por ela sejam ainda mais relevantes.

Nesse contexto, é válido dizer que uma consultoria especializada pode fazer uma enorme diferença na implementação do gerenciamento ágil de processos. Isso ocorre porque um profissional especializado tem mais facilidade em identificar tanto os desafios enfrentados pela empresa quanto as soluções mais inteligentes para eles.

Portanto, ao contar com um suporte especializado, a empresa corre menos riscos durante a implementação das novas práticas de gerenciamento e ainda tem a possibilidade de usufruir dos benefícios, entregues por elas, mais rapidamente.

5. Faça o mapeamento dos resultados auferidos pela estratégia

Uma vez que a finalidade do time de gestores é garantir que a empresa opere do modo mais eficiente possível, ele precisa de um conjunto de indicadores que o permita comparar os resultados — entregues pela nova metodologia de gestão de projetos — às práticas que eram aplicadas anteriormente.

Por essa razão, é importante que todo o processo de implementação da metodologia ágil, e os resultados obtidos com ela, sejam devidamente mapeados. Desse modo, os gestores podem comparar números e verificar se, de fato, a nova estratégia é bem-sucedida.

Caso os resultados atingidos não estejam alinhados às expectativas da gestão, a documentação abre espaço para que ela identifique mais facilmente gargalos que reduzem a eficiência da nova estratégia.

Além disso, esse conjunto de informações permite que as práticas de gerenciamento sejam avaliadas e melhoradas com frequência, otimizando, de forma constante, a eficiência dos processos da empresa.

Conforme a competição entre empresas por espaço no mercado se torna mais acirrada, as tecnologias e práticas com o potencial de melhorar seus resultados ganham mais importância. Nesse cenário, as metodologias ágeis têm sido cada vez mais aplicadas, beneficiando, assim, empresas de todos os portes e áreas de atuação.

Por meio de soluções em softwares e aplicativos, a Kazap Tecnologia é capaz de otimizar a implementação do gerenciamento ágil de projetos em sua empresa. Entre em contato conosco e descubra nossos diferenciais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.