Quem é e como conquistar o consumidor multicanal? Entenda

Não é uma novidade, para gestores e empresários, que, conforme a tecnologia avança e novas soluções são criadas, os clientes se tornam mais exigentes. Essa é uma realidade que pode ser observada no perfil de consumidor multicanal.

Antenado às mais recentes inovações, esse tipo de cliente já não tem tempo a perder, de modo que os produtos e serviços, pensados para ele, precisam estar alinhados a essas demandas.

Uma vez que um atendimento de qualidade é indispensável para o sucesso de uma empresa, é necessário que os gestores preparem suas companhias para atender a esse novo público.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar seu negócio a interagir de maneira mais inteligente com clientes multicanal. Confira!

Afinal, qual o perfil do consumidor multicanal?

O consumidor sempre gostou de se sentir bem atendido. Além disso, é natural que ele busque, desde sempre, pelas melhores ofertas de produtos e serviços. A grande questão é que o advento de tecnologias, como a internet e os dispositivos móveis, que otimizam a distribuição de informações, forneceu aos indivíduos as ferramentas que eles precisam para acessar essas melhores ofertas.

Atualmente, uma pessoa não está mais presa às lojas de sua região e, até mesmo, as compras de supermercado podem ser feitas por meio de aplicativos. Nesse cenário de competição acirrada por espaço no mercado, os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, e focados em ter uma boa experiência. É isso que reforça o perfil do consumidor multicanal. Para agradá-lo, as empresas precisam investir na integração inteligente de seus canais de atendimento.

Porque as empresas devem investir nesse perfil?

Cada vez mais, esse público aumenta. Um processo que fica mais rápido conforme as informações e as tecnologias, que viabilizam o seu acesso, são difundidas. Levando esses fatos em consideração, podemos dizer que as empresas que falharem em garantir a experiência do consumidor estão fadadas a perder espaço e relevância no mercado.

Como conquistar o consumidor multicanal?

A tarefa de conquistar o consumidor multicanal não é simples e demanda alguns procedimentos importantes. No entanto, é possível garantir um bom avanço ao observar as seguintes dicas!

Entenda o perfil do cliente

A característica mais marcante de um cliente multicanal é justamente o fato de que ele não interage com a empresa em um canal único de atendimento. Portanto, cabe aos gestores da companhia estudar as atividades dos consumidores, em todos os canais disponíveis, para compreenderem o seu perfil. Isso inclui a análise dos espaços mais e menos utilizados, junto do que há por trás dessa diferença.

Essa ação abre espaço para que a empresa identifique padrões de comportamento importantes que podem ser usados para melhorias em seus produtos e em suas estratégias de marketing e de vendas.

Prepare a equipe

Outro ponto importante, quando falamos a respeito do consumidor multicanal, é o fato de que ele procura sempre ser bem atendido. Nesse contexto, é importante que as empresas tenham em mente que um atendimento de qualidade vai muito além da tecnologia e passa por um suporte humanizado.

Portanto, os colaboradores, principalmente aqueles que estão responsáveis por interagir diretamente com os clientes, devem ser preparados e treinados para cumprir suas funções sem gerar atritos. Obviamente, o uso inteligente de tecnologias é indispensável! Desse modo, soluções como os chatbots, podem levar o atendimento da empresa para um novo nível de qualidade.

Unifique os canais de atendimento

Por fim, é importante ressaltar que a unificação de canais é indispensável em uma estratégia multicanal. Isso nada mais é do que uma integração tão completa, entre os canais de atendimento, que os dados do usuário podem ser acessados, em tempo real, em diferentes espaços.

Essa funcionalidade permite, por exemplo, que o consumidor comece a jornada de compras no site da empresa e a complete em seu aplicativo. Mais do que isso, cria condições para que os atendentes visualizem todo o histórico do cliente, o que lhes permite prestar um atendimento personalizado.

Dada a importância do consumidor multicanal, é natural que as empresas invistam em estratégias para atendê-lo melhor. Por esse motivo, quanto mais cedo você implementá-lo em seu negócio, maiores as chances de se destacar no mercado.

Gostou deste post? Para que essas estratégias funcionem, porém, os líderes precisam conhecer a importância da integração dos canais. Leia nosso outro post que aborda o conceito de omnichannel e descubra como implementá-lo em sua empresa! 

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