Comunicação interna e endomarketing: veja como se relacionam

Uma vez que a eficiência dos processos e das práticas produtivas de uma empresa estão diretamente relacionadas ao desempenho de seus colaboradores, a implementação de estratégias de comunicação interna e endomarketing são consideradas muito importantes.

O que faz todo o sentido quando pensamos impactos que medidas voltadas para a orientação e engajamento de colaboradores podem acarretar. Mas, como implementar essas estratégias?

Para ajudar você nesse processo, preparamos este conteúdo com informações a respeito da relação entre comunicação interna e endomarketing. Continue a leitura e descubra como implementar essas práticas em sua empresa!

O que é comunicação interna

Para que os colaboradores possam cumprir suas atividades de forma adequada e de fato contribuir para que a companhia atinja as metas estabelecidas pela gestão, eles precisam estar por dentro da realidade da empresa e conhecer as metas em questão.

É neste cenário que a comunicação interna surge como uma solução inteligente. Basicamente, ela pode ser descrita como um conjunto de práticas e técnicas voltadas para informar e orientar os colaboradores de uma empresa.

Uma vez que a finalidade dessa prática é ser uma fonte de informações confiáveis dentro da empresa, o seu conteúdo deve ser claro e preciso. Esse cuidado se faz necessário para que os colaboradores possam compreender as informações disponibilizadas rapidamente, sem que isso acarrete dúvidas ou confusões.

Conceito de endomarketing

Outro fator muito importante, quando pensamos no desempenho de uma empresa, é o engajamento. Afinal, sem colaboradores empenhados, dificilmente um negócio é capaz de entregar bons resultados, de forma constante, ao longo do tempo.

O endomarketing atua diretamente nessa situação, elaborando estratégias de marketing interno voltadas para melhorar a visão dos colaboradores em relação à empresa. A estratégia também pode ser usada para difundir uma ideia ou mesmo a visão de mundo e mercado da companhia.

Dadas as suas características, os conteúdos de endomarketing precisam usar uma linguagem que de fato toque os colaboradores, e com o potencial de levá-los a vestir a camisa da empresa, se empenhando mais em suas funções.

Relação entre comunicação interna e endomarketing

Por meio de uma integração eficiente entre comunicação interna e endomarketing, a companhia pode otimizar seus resultados por meio da sinergia entre as duas práticas.

A divulgação das metas da empresa, por exemplo, pode ser usada em conjunto com conteúdos que inspirem os colaboradores a alcançá-las. Além disso, verificar que outras pessoas foram capazes de bater metas, e foram recompensadas por isso, serve como um grande incentivo para que os funcionários se dediquem mais em suas funções.

Como a tecnologia pode otimizar essa relação

Levando esses fatos em consideração, é fácil perceber que investir na relação eficiente entre comunicação interna e endomarketing é benéfico para empresas. A grande questão é, como integrar essas práticas de forma inteligente? A tecnologia é a resposta!

Por meio de soluções em Machine Learning e Big Data, por exemplo, o time de gestores pode ter uma visão mais ampla de seu negócio, o que permite definir metas mais viáveis e relevantes.

Além disso, tecnologias como a automação de processos e ferramentas como softwares e aplicativos inteligentes têm o potencial de otimizar a execução de tarefas e atividades dentro da companhia.

Por fim, a própria comunicação entre a empresa e os colaboradores pode ser melhorada por meio da tecnologia. Aplicativos e plataformas digitais, por exemplo, abrem espaço para que a comunicação se torne uma via de mão dupla. O que permite que os gestores obtenham insights por meio de feedbacks dos colaboradores.

Em um cenário altamente competitivo, em que a eficiência e a produtividade afetam de modo cada vez mais intenso a captação de clientes, empresas precisam investir em estratégias inteligentes para otimizar seus resultados. Uma vez que a integração entre comunicação interna e endomarketing têm a capacidade de melhorar o engajamento e os níveis de produtividade dos funcionários de uma empresa, adotá-la tende a ser a melhor opção.

Agora que você entende a relação entre comunicação interna e endomarketing, e sabe como ela pode beneficiar sua empresa, o que acha de compartilhar este artigo em suas redes sociais? Ao tomar essa atitude, você abre espaço para que seus amigos adquiram estes conhecimentos!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.