
Como identificar tendências de mercado? Veja 5 formas!
Em um ambiente altamente competitivo, uma das maiores dúvidas dos gestores é saber como identificar tendências de mercado. Afinal, essas informações são indispensáveis para que a companhia seja capaz de se posicionar adequadamente.
Se essa tarefa for deixada de lado, ou se ela for executada de uma maneira ineficiente, a companhia pode falhar em atender as demandas de seus clientes. Um problema que, além de prejudicar o seu caixa, é capaz até mesmo de inviabilizar a sua operação ao longo do tempo.
Felizmente, existem diversas práticas e tecnologias preparadas para ajudar líderes e gestores nessa análise de informações. Você gostaria de conhecê-las? Leia o artigo e descubra 5 formas eficientes de se verificar as tendências de mercado!
1. Ouça seus clientes
O objetivo de uma análise de tendências é conferir quais produtos, serviços e meios de atuação estão sendo mais demandados pelos clientes que a empresa pretende conquistar. Levando esse fato em consideração, é fácil chegar à conclusão de que consultar os clientes é a solução mais inteligente! A grande questão é: como fazer essa consulta?
Embora formulários e questionários sejam úteis, muitas pessoas simplesmente não têm paciência para respondê-los. Além disso, o próprio cliente pode não estar tão ciente de suas demandas, o que tornaria o resultado dos questionários em questão menos confiáveis.
Nesse contexto, observar o comportamento do cliente por meio de sua atuação na internet, e de seus contatos com a empresa, tende a gerar resultados mais precisos. Portanto, a implementação de tecnologias alinhadas ao Big Data e ao uso inteligente de informações é altamente recomendada.
Isso ocorre porque, ao analisar o conjunto de dados apurados a respeito das atividades de seus clientes em potencial, a empresa se torna capaz de encontrar padrões úteis para identificar seus principais interesses e objetivos.
2. Observe a concorrência
Quando pensamos em como identificar tendências de mercado, uma observação mais atenta da concorrência se faz necessária. Afinal, ao conferir como seus principais concorrentes estão se posicionando, uma companhia é capaz de deduzir sua visão de mercado.
Mais uma vez, o Big Data surge como uma solução efetiva. Afinal, ao fazer uso dessa tecnologia, a empresa é capaz de observar indicadores importantes para compreender a atuação de seus concorrentes.
É interessante ressaltar, porém, que, como o próprio nome sugere, o Big Data trabalha com um enorme volume de dados. O número de informações é tão grande que, se elas fossem analisadas por um colaborador humano, todo o processo levaria muito tempo e estaria sujeito a erros.
Nesse caso, o uso de soluções em Machine Learning é ideal para o tratamento de dados e criação de padrões úteis.
Um software que pode usar o Machine Learning é capaz não apenas de criar padrões e mapear os dados relacionados ao comportamento de clientes, e de empresas concorrentes, mas também é preparado para apresentar essas informações em indicadores precisos.
Considerando essas informações, podemos dizer que a tecnologia torna o processo de tomada de decisões mais simples e intuitivo.
3. Faça pesquisas
É muito importante ressaltar que, embora contar apenas com pesquisas para se avaliar fatores como os interesses dos clientes e o posicionamento de outras empresas não seja a melhor alternativa, elas não devem ser deixadas de lado. Isso porque, quando bem executados, os formulários e questionários têm o potencial de gerar insights valiosos.
Para atrair pessoas para participar das pesquisas, porém, é provável que a empresa precise oferecer algum brinde. Além disso, para que os dados de fato tenham valor estratégico, a pesquisa tem que ser feita com um grande número de indivíduos.
Atualmente, a tecnologia torna essa tarefa mais simples e o próprio Google conta com ferramentas para que formulários sejam respondidos online. Os softwares e soluções em Machine Learning também são estritamente úteis nesse caso, pois são capazes de apurar os resultados da pesquisa em questão e apresentá-los ordenadamente em indicadores úteis.
4. Observe o que é passageiro
Outro ponto importante a ser considerado, quando pensamos em como identificar tendências de mercado, é que existem tanto tendências de longa duração, que mudam todo o mercado, quanto de curta duração, que fazem barulho por um breve momento e desaparecem.
Esse conhecimento é importante para que o time de gestão saiba como alocar seus recursos. Isso porque investir demais em uma demanda de curta duração impede a empresa de dedicar mais esforços em uma tendência que de fato chegou para ficar.
Assim como nos casos que já foram apresentados, não existe mágica. A identificação entre os dois tipos de tendência de mercado exige que a empresa use os dados de maneira estratégica.
O uso da tecnologia para identificar padrões importantes — no comportamento atual do mercado — para compará-lo com padrões apurados em tendências passadas, é fundamental nesse processo.
5. Monitore os dados constantemente
Por fim, é sempre válido ressaltar que o mercado tem evoluído cada vez mais rápido. De modo que, para que uma empresa se mantenha relevante, é necessário que ela monitore constantemente os dados e indicadores que estão à sua disposição.
Se esse cuidado não for tomado, a companhia pode deixar passar uma oportunidade de crescer e conquistar novos clientes.
Embora fazer esse monitoramento não seja simples, a tecnologia tem diversas soluções para otimizá-lo. Por meio da Inteligência Artificial, por exemplo, os processos relacionados à apuração, ao tratamento e à transformação de dados em indicadores podem ser automatizados e executados por um software 24 horas por dia.
É natural que, enquanto a competição entre empresas por clientes se torna mais acirrada, a tarefa de identificar tendências de mercado ganhe mais importância. Principalmente em um mercado altamente volátil, como o que vivenciamos atualmente.
Para que essa identificação seja realmente útil, porém, é necessário que as empresas façam uso das ferramentas tecnológicas que estão à sua disposição. Sem o suporte, a precisão dos resultados apurados tende a ser baixa, o que pode levar o time de gestão a tomar decisões ruins, prejudicando a empresa como um todo.
Agora que você sabe como identificar tendências de mercado, e entende como a tecnologia faz parte desse processo, que tal aprender mais sobre a importância do Machine Learning e do Big Data para empresas? Leia o artigo e tenha acesso a esse conhecimento!