O que é clean code, como ele funciona e qual a sua importância?

O Clean Code, um termo que pode ser traduzido livremente como Código Limpo, é um método de desenvolvimento de códigos criado com a finalidade de simplificar tanto a sua elaboração quanto a sua interpretação pelo desenvolvedor.

Por meio dessa metodologia, todo o desenvolvimento de um software ou de um aplicativo tende a se tornar mais simples e intuitivo, menos sujeito a erros. Características essas que tornam o seu uso altamente recomendado.

Levando esses fatos em consideração, optamos por desenvolver este conteúdo sobre o Código Limpo. Continue a leitura, descubra como funciona o Clean Code e entenda a sua importância!

Como funciona o Clean Code?

Em um ambiente competitivo, em que os desenvolvedores precisam executar suas funções de modo ágil para manter um fluxo constante de entregas para seus chefes e clientes, a funcionalidade, muitas vezes, recebe mais importância do que a eficiência do código em si. Isso acaba fazendo com que projetos mal elaborados sejam feitos.

Pensando nos problemas que essa atitude pode acarretar, o Clean Code estabelece uma série de boas práticas para que, desde as suas etapas iniciais, o código seja desenvolvido de um modo limpo e eficiente.

Qual a sua importância?

A grande questão é que, por mais que uma aplicação funcione, se o seu código for demasiadamente complexo ou confuso, a tarefa de identificar e corrigir as falhas de segurança tende a se tornar muito mais difícil.

Outro ponto a ser considerado é que, com o passar do tempo, independentemente da linguagem de programação utilizada, o código precisa ser atualizado para que a aplicação permaneça útil. Nesse caso, uma codificação mal elaborada pode tomar muito tempo do time ou até mesmo forçar os profissionais a desenvolverem outra do zero.

Como implementar o Clean Code?

Agora que você sabe como funciona o Clean Code e entende porque ele é tão importante, descubra algumas das práticas fundamentais para a implementação dessa metodologia!

Regra do escoteiro

Os grupos de escoteiros, muito comuns em países como os Estados Unidos, seguem uma regra que diz que, sempre que eles saírem de uma região, ela deve estar ainda mais limpa do que no momento em que eles chegaram.

Se traduzirmos essa norma para o Código Limpo, podemos dizer que, quando um desenvolvedor acessar um código, independentemente do motivo, ele deve realizar ajustes para tornar a codificação em questão mais limpa do que a encontrou.

Don’t Repeat Yourself (DRY)

O Don’t Repeat Yourself (ou Não Repita a Você Mesmo) é um princípio do Code Clean que alega que a codificação não pode ter mais do que uma aplicação realizando uma determinada função. A finalidade do DRY é tornar o código mais limpo e inteligente por meio da eliminação das ambiguidades.

Tratamento de erros

Por mais bem elaborado que tenha sido um código, é possível que algum erro ocorra durante a execução do software. Nesse contexto, o tratamento de erros pode ser descrito como a tarefa de preparar a codificação para que, mesmo em uma situação adversa, ela continue funcionando.

Esse conceito está muito atrelado a uma frase do autor Michael Feathers que diz:

“Os programadores são as pessoas responsáveis por garantir que, mesmo que algo de errado, o código continue executando o papel para o qual foi desenvolvido.”

O Code Clean é uma ferramenta indispensável para que o código de um software de fato seja eficiente. Graças às suas características, essa metodologia abre espaço para que aplicações operem de modo mais seguro e sejam atualizadas de modo mais ágil. Levando esses fatos em conta, é fácil chegar a conclusão de que ele deve ser implementado!

Você pretende adotar o Clean Code em seus projetos de desenvolvimento? Já faz uso de uma metodologia parecida? Deixe um comentário e compartilhe conosco o modo como você vê esse tema! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.