Entenda o que considerar na hora de escolher um chatbot para e-commerce

As tecnologias de conversação estão governando os negócios online e você pode ver a prova disso em todos os lugares. Antes silenciosos, os mercados e lojas online agora estão adotando ativamente ferramentas automatizadas de chatbot para e-commerce que remodelam totalmente as expectativas e requisitos dos usuários.

Neste artigo, nós trazemos algumas dicas para você escolher o chatbot ideal para o seu negócio. Confira para saber mais!

As vantagens de aderir ao chatbot para e-commerce

Os chatbots estão transformando a forma como as marcas se relacionam com os clientes, seja para para se comunicar, seja para resolver instantaneamente as suas dúvidas. Se você implementar um chatbot no negócio, ele trará vários benefícios para o seu negócio, como:

  • aumento do envolvimento do usuário, já que a interface é mais fácil e direta;
  • crescimento das vendas devido à personalização da abordagem aos clientes;
  • atendimento ao cliente 24/7;
  • mais agilidade e rapidez no atendimento ao cliente;
  • redução de erros no atendimento ao cliente, já que ele passa a ser baseado em algoritmo.

A escolha do chatbot ideal para o seu e-commerce

À medida que a demanda por experiência automatizada do cliente aumenta, também cresce o número de chatbots disponíveis no mercado. Por esse motivo, é fundamental ter uma estratégia na hora de escolher o ideal para a sua loja. Confira algumas dicas.

Pense no seu público-alvo

Como toda empresa que tem um cliente-alvo, o chatbot também deve ter um público-alvo. É importante lembrar que a ferramenta deve servir como uma ponte entre você e seus clientes. O bot deve ser capaz de entender as preferências de seus consumidores e atender à sua conveniência.

Defina objetivos

Identificar e restringir as tarefas ou áreas específicas que você deseja automatizar renderia o máximo de benefícios. Existem alguns pontos que podem ajudar sua empresa a definir esses objetivos. 

Por isso, considere cuidadosamente fatores, como a plataforma onde o chatbot seria usado, as perguntas que ele responderia, as perguntas que ele direcionaria a um executivo humano de atendimento ao cliente e como ele administraria o processo de transferência sem problemas.

Avalie os recursos e funcionalidades

A avaliação ajuda sua empresa a identificar os recursos e funcionalidades essenciais exigidos de um chatbot para administrar sua empresa com sucesso. Para começar, você poderia criar um conjunto de padrões que analisaria todas as soluções. Para isso, decida quais recursos são necessários, como PNL — Processamento de Linguagem Natural —, integrações, consciência contextual, análises e assim por diante.

Busque empresas experientes

O mercado brasileiro de chatbots ainda está no início, mas existem empresas com históricos relevantes em serviços, como desenvolvimento de soluções mobile, aplicativos e comunicação corporativa. Isso pode ser um ponto positivo. Além disso, uma excelente forma de encontrar o parceiro ideal é avaliar a satisfação dos clientes que eles já atenderam.

Avalie o custo-benefício

Muitas empresas oferecem funcionalidades e plataformas já preparadas para serem usadas, outras oferecem projetos que partem do zero. A diferença entre os dois modelos é que o segundo costuma oferecer soluções mais customizadas. Nesse caso, é importante avaliar se o seu e-commerce necessita de recursos muito peculiares. Tendo isso em mente, será possível comparar o custo-benefício específico para o seu negócio.

Levando todos esses fatores em consideração, ficará mais fácil acertar na escolha do chatbot para e-commerce ideal para o seu negócio. Lembre-se que a escolha do parceiro é um ponto crucial. Portanto, busque sempre fornecedores experientes e que ofereçam recursos eficientes. Os chatbots da Kazap Tecnologia, por exemplo, incluem PNL, que torna as interações com seus clientes ainda mais humanas, garantindo uma experiência superior.

Quer começar agora a planejar o chatbot para o seu e-commerce? Entre em contato com a gente e saiba como podemos guiá-lo nessa jornada!

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