Quais as vantagens de utilizar os assistentes pessoais virtuais?

Os assistentes pessoais virtuais ganharam mais destaque com o recente lançamento da Alexa, da gigante Amazon, em português. O uso dessa tecnologia, desenvolvida para facilitar a vida das pessoas por meio de soluções em inteligência artificial, já é frequente no nosso dia a dia. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema.

Afinal, o que é um assistente pessoal virtual? Como essa inovação funciona e quais benefícios ela traz para a sociedade e para o universo corporativo? Leia o artigo e descubra as respostas para essas perguntas!

O que são assistentes pessoais virtuais?

É normal alguém usar assistentes pessoais virtuais hoje em dia para executar tarefas simples, como definir um alarme ou realizar pesquisas na internet. Os impactos dessa tecnologia se tornam mais óbvios conforme ela ganha novas funcionalidades. Tanto que, assim como ocorreu com a internet, é possível que em alguns anos não sejamos mais capazes de imaginar nossas vidas sem ela.

De um modo simples, podemos descrever essa solução como um software capaz de compreender as intenções de seus usuários e de responder a elas, realizando tarefas e seguindo comandos.

Como essa tecnologia funciona?

Assistentes virtuais são soluções em inteligência artificial, softwares que conseguem realizar tarefas e aprender de forma autônoma. Uma das características mais marcantes dessa tecnologia é a sua capacidade de interagir com seres humanos, uma ação que só é possível graças ao conceito de Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Por fim, ainda que o software seja capaz de compreender a linguagem dos usuários, ele precisa de acesso a uma fonte confiável de informações para interpretar comandos e executar tarefas que visam solucionar os problemas das pessoas. Por esse motivo, os assistentes pessoais virtuais são conectados a um banco de dados.

Quais as suas principais vantagens?

Os assistentes pessoais virtuais abrem espaço para que as pessoas tenham acesso a informações e realizem atividades mais rápido, o que representa um ganho real de tempo. Além disso, alguns deles podem ser conectados a dispositivos inteligentes. Isso gera mais praticidade, já que permitem que os usuários os controlem à distância.

Entre os dispositivos que podem ser controlados e monitorados pela tecnologia, podemos citar os seguintes:

  • lâmpadas;
  • aparelhos de TV;
  • ar-condicionado.

Quais os impactos dos assistentes virtuais pessoais nas empresas?

Por meio desses recursos, um simples comando é o bastante para realizar tarefas como pesquisar o melhor restaurante na região ou pedir um Uber. Essa característica de facilitar a vida das pessoas é um dos maiores diferenciais da tecnologia e abre espaço para que ela seja amplamente implementada no universo corporativo.

Uma empresa pode, por exemplo, desenvolver um assistente pessoal virtual para atender as ligações de seus clientes e prestar a eles orientações a respeito de serviços e suporte. No caso, a ligação só será passada para um colaborador quando a resolução do problema estiver realmente além das capacidades do sistema.

Além de reduzir o tempo de espera dos clientes, que aguardam pelo atendimento, essa tecnologia ainda reduz os investimentos necessários em uma central de atendimento ou na terceirização do serviço.

Conforme a tecnologia avança, a tendência é que os assistentes pessoais virtuais ganhem mais funcionalidades. Eles serão capazes de realizar tarefas como monitorar a operação de uma empresa e enviar informações em tempo real para gestores. Portanto, espera-se que se tornem cada vez mais úteis e indispensáveis para a sociedade como um todo.

Agora que você entende melhor o que são assistentes pessoais virtuais e conhece suas vantagens, o que acha de compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, seus amigos também ficarão por dentro do assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.