Entenda o que é a metodologia agile e como usá-la na empresa

Para garantir que a companhia seja capaz de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado, garantindo sua posição e conquistando novos espaços, é natural que seus controladores busquem constantemente por técnicas de gestão mais eficientes. Nesse contexto, podemos dizer que a metodologia agile se apresenta como uma solução interessante.

Isso ocorre porque, ao implementá-la, uma empresa é capaz de otimizar suas rotinas e processos. Dessa maneira, é capaz de usar seus recursos de um modo mais inteligente, melhorando seus resultados.

Você gostaria de ter acesso a esses benefícios? Então, leia este artigo, descubra o que é a metodologia agile e saiba como usá-la em sua empresa!

O que é a metodologia agile?

De um modo resumido, trata-se de um conceito de gestão que visa tornar os processos de uma empresa mais flexíveis, o que abre espaço para que eles sejam ajustados mais facilmente ao objetivo que deve ser alcançado.

Embora a metodologia tenha sido criada para otimizar o desenvolvimento de softwares, seus princípios podem ser amplamente aplicados na gestão de outros tipos de projetos.

Diferentemente das estratégias de gestão mais tradicionais, em que todas as etapas são documentadas ainda na fase de planejamento, na metodologia agile são implementados processos mais curtos de plano e execução.

Essa característica agiliza todos os procedimentos a fim de que o projeto seja colocado em ação mais rapidamente, permitindo, assim, que ajustes também sejam realizados em menos tempo.

Quais as suas características?

Para compreender o que é a metodologia agile e entender suas vantagens, é importante que você conheça as suas principais características. Confira algumas delas a seguir!

Entregas rápidas

Quando pensamos nas características da metodologia agile, é provável que a mais marcante seja a velocidade com que ela disponibiliza o produto elaborado ao consumidor final. Esse cuidado beneficia o cliente ao permitir que ele tenha acesso antecipado à solução que contratou e ainda abre espaço para que erros sejam identificados rapidamente.

Esse conceito pode ser adaptado para qualquer tipo do projeto. O importante é que a equipe responsável divida-o em etapas, implementando-as o mais rápido possível. Isso, é claro, tomando os devidos cuidados para evitar erros graves e prejuízos.

Abertura para ajustes e modificações

Quando o projeto é disponibilizado antecipadamente, o cliente pode identificar erros e falhas rapidamente, assim como os pontos que podem ser otimizados. A Capacidade da equipe de receber essas demandas é o diferencial que torna o software mais eficiente e completo.

Mesmo em projetos que não estão relacionados ao desenvolvimento de softwares, essa adaptação é fundamental. Afinal, por meio dela, o trabalho pode ser continuamente melhorado e ter os seus resultados otimizados.

Manter a frequência nas entregas

Ao manter as entregas frequentes, a metodologia agile possibilita ao cliente verificar a forma que a solução está tomando. Além disso, essa característica permite usufruir melhor das funcionalidades que ele está buscando. Por isso, novos módulos do software devem ser liberados sempre que for possível.

Independentemente do tipo do projeto, a apresentação de novas etapas sempre é benéfica. Afinal, ela aproxima a empresa do objetivo que deve ser alcançado e ainda permite que o time de gestores identifique falhas e outros pontos que podem ser otimizados.

Quais os seus principais tipos?

Por fim, é importante ressaltar que existem diversos tipos de metodologias ágeis, cada uma delas alinhada a um tipo de operação. Dentre suas principais vertentes, podemos citar as seguintes como exemplo.

Kanban

Desenvolvida pela empresa japonesa Toyota, isso ainda na década de 60, a Kanban pode ser considerada uma das metodologias ágeis mais eficientes. Por meio dela, a equipe responsável pode visualizar todas as etapas de um projeto e identificar possíveis falhas.

Sua implementação exige que um quadro seja dividido em 3 colunas, que devem ser nomeadas como “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Em seguida, os procedimentos do projeto devem ser escritos em pequenos papéis e colados na coluna corresponde a seu estado de execução. Conforme os processos são realizados, os responsáveis devem trocá-los, para que sempre fiquem nas colunas correspondentes.

Scrum

A Scrum, por sua vez, visa definir muito bem o papel de cada membro da equipe, deixando evidente as funções que devem ser executadas por cada participante. Outro ponto interessante a respeito dessa metodologia é que ela trabalha com uma série de reuniões frequentes, em que escopo do projeto é discutido e as informações relacionadas a ele são devidamente compartilhadas entre o time e os clientes.

Agora que você sabe o que é a metodologia agile, quais são suas principais características e como proceder para implementá-la em sua empresa, não perca tempo e comece a aproveitar os benefícios desse conceito.

O que acha de dividir esse conhecimento com seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que eles acessem essas informações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.