Inteligência Artificial (IA) e o Robotic Process Automation (RPA): qual a relação entre eles?

Tecnologias de transformação digital são frequentemente discutidas em salas de reunião como forma de aumentar a eficiência e economizar custos. O recente aumento do uso dessas ferramentas é apoiado por um forte crescimento, com os mercados globais de AI e RPA estimados, segundo a Grand View Research, em 390,9 bilhões em 2025 e 25,56 bilhões de dólares em 2027, respectivamente.

Contudo, apesar desses números surpreendentes, as pessoas ainda confundem as diferenças entre as duas tecnologias e como elas são aplicadas nas operações diárias. Vamos entender mais sobre isso? Acompanhe o post!

O que é IA e RPA?

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (ou Artificial Intelligence — AI) pode lidar facilmente com processos complexos que antes só podiam ser realizados por humanos. Isso porque robôs com IA são capazes de tomar decisões cognitivas a partir dos dados para prever resultados possíveis.

Para esclarecer, não estamos tratando sobre robôs físicos que utilizam IA. Estamos falando sobre uma tecnologia capaz de criar modelos de machine learning para dar mais eficiência aos negócios e aprimorar a experiência humana.

Automação Robótica de Processos

Automação Robótica de Processos (RPA) é o termo usado para ferramentas de software que automatizam parcial ou totalmente atividades humanas que são manuais, baseadas em regras e repetitivas.

Eles funcionam replicando as ações de um ser humano real interagindo com um ou mais aplicativos para realizar tarefas, como entrada de dados, processamento de transações padrão ou respostas às consultas simples de atendimento ao cliente.

Na verdade, o chatbot, que começou a se tornar onipresente nos sites, é quase sempre uma ferramenta de automação de processos robótica, não um humano. Ele pode lidar com as consultas padrão típicas como “onde está X no site”, “como faço para redefinir minha senha” e assim por diante.

Como essas duas tecnologias se relacionam?

As duas tecnologias trabalham em conjunto para ampliar a automação nos negócios. Elas podem suportar uma à outra e coexistir em integração para formar uma plataforma mais robusta — automatizando qualquer processo de negócios de front ou back-office, assim como orquestrando o trabalho entre equipes combinadas de humanos e bots.

Em vez de escolher uma tecnologia em vez de outra ou usar cada uma separadamente, as empresas estão aproveitando ambas em uma plataforma multifuncional.

Esse ecossistema básico automatiza processos de ponta a ponta e explora facilmente o valor das funcionalidades de inteligência. Essa tendência continua ganhando força à medida que níveis cada vez mais significativos de automação inteligente podem ser alcançados.

A Automação Robótica de Processos se tornou rapidamente uma solução viável para empresas em busca de processos inteligentes. Mas, embora a RPA tenha superado as expectativas do mercado, a IA continua gerando maior valor. Como resultado, estamos vendo tecnologias que incluem ambas como um investimento estratégico comum no mundo empresarial.

Por que aplicá-las nos negócios?

Para fechar as lacunas do processo, mais e mais empresas estão usando uma combinação de IA e automação para criar um novo local de trabalho digital. Quando se trata de automatizar processos de tomada de decisão, existem dois objetivos de negócios comuns:

  • aumentar a eficiência acelerando processos, reduzindo erros e aumentando a padronização;
  • reduzir custos, permitindo que pessoas sejam mais inteligentes com o conhecimento necessário para tomar decisões melhores.

O Gartner prevê que, em 2022, 80% das implementações de automação centradas em AI e RPA derivarão seu valor de tecnologias complementares. Nesse sentido, determinar onde começar, dimensionar ou estender as ferramentas de automação depende de muitas variáveis para trazer um novo nível de otimização em toda a empresa para processos, dados e pessoas com sucesso.

Achou este artigo relevante e quer ter acesso a outros conteúdos sobre tecnologia e negócios? Curta nossa página no Facebook e acompanhe diretamente no seu feed!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.