Confira as principais tendências em gamificação no marketing e vendas

Com o advento da tecnologia, o processo de democratização da informação mudou o mercado como um todo, impactando na interação entre empresas e consumidores. Neste novo cenário em que os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados, estratégias como a gamificação no marketing têm se tornado apropriadas para satisfazê-los.

Ao adotar essa técnica, uma companhia é capaz de criar experiências mais agradáveis para seus consumidores, o que tende a se refletir positivamente em suas vendas e resultados.

Você gostaria de aprender mais a respeito dessa estratégia? Leia o artigo e descubra algumas das principais tendências em gamificação no marketing e vendas!

Conceito de gamificação no marketing

Não é nenhuma novidade que, para conquistar o cliente, a empresa precisa prestar a ele um atendimento de qualidade. A questão é que, conforme o consumidor se torna mais exigente e as empresas otimizam seu atendimento, se destacar no mercado fica cada vez mais difícil.

A gamificação, por sua vez, se apropria conceitos adotados nos jogos para incentivar o público e criar uma experiência mais interessante para seus clientes. Dentre esses conceitos, podemos citar os seguintes:

  • regras claras;
  • pontuação;
  • recompensas;
  • interatividade.

Podemos dizer que o objetivo da gamificação no marketing é criar atrativos para o produto ou serviço oferecido pela empresa de um modo que ela ganhe destaque e conquiste a atenção do público.

Gamificação na prática

Talvez seja um pouco difícil compreender o conceito de gamificação no marketing utilizando apenas uma explicação. Por essa razão, separamos alguns exemplos para que você possa compreender de forma prática como aplicar essa estratégia!

Starbucks

A Starbucks, uma rede internacional de cafeterias, é provavelmente uma das marcas mais conhecidas e valiosas do mundo. Apesar dessas características, a empresa continua investindo em estratégias inteligentes de marketing, como a gamificação.

Por meio do My Starbucks Rewards, a empresa recompensa seus clientes pela fidelidade com estrelas que podem ser trocadas por bebidas grátis e itens exclusivos. Desse modo, a marca cria uma experiência agradável para seus consumidores, levando-os não só a continuar consumindo, mas motivando-os a se tornarem propagadores da marca, cativando novos clientes em potencial.

Microsoft

A Microsoft, por sua vez, precisava elevar o engajamento de seus colaboradores na execução de uma tarefa relacionada a tradução de seus diversos produtos e serviços para outros idiomas. Com a intenção de otimizar o processo, ela adotou o conceito de gamificação e desenvolveu um jogo chamado “Qualidade de Linguagem”.

O resultado da estratégia foi impressionante: mais de 4.500 colaboradores foram capazes de verificar cerca de 500 mil traduções!

Tendências de gamificação

Quando pensamos nas tendências em gamificação no marketing, a palavra mais adequada é evolução. Isso ocorre porque, atualmente, as empresas estão indo muito além do que simplesmente oferecer alguma recompensa, passando a focar na experiência do usuário com o objetivo de torná-la o mais agradável possível.

Inovações tecnológicas

Para alcançar esse resultado, o investimento em novas tecnologias é muito importante. Por meio de conceitos como o Big Data, por exemplo, o time de marketing é capaz de apurar informações relacionadas à interação do cliente com seus serviços e implementar ações para otimizá-la. Soluções em inteligência artificial tendem a tornar esse processo de análise mais simples e preciso.

Implementação em novos setores

Por fim, é válido ressaltar que, conforme os resultados da gamificação se tornaram mais conhecidos, ela começou a ser adotada por setores menos tradicionais como uma ferramenta de marketing. Levando em consideração o modo como a estratégia otimiza o engajamento, a técnica tende a se tornar uma importante aliada de políticas focadas na conscientização.

Depois de ler este conteúdo, você sabe o que é gamificação no marketing e entende suas principais tendências para o futuro. Que tal nos seguir nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos relevantes? Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

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