05 passos para mudar as necessidades de tecnologia da sua empresa

Embora cada organização seja única e tenha necessidades específicas, passos comuns estão envolvidos no desenvolvimento de um bom plano para obter mudanças tecnológicas significativas.

Pensar com estratégia e requisitos irá reduzir custos e assegurar a compatibilidade com a tecnologia existente, abordando a situação e as necessidades específicas da sua organização.

Veja em 05 passos como identificar as suas necessidades de tecnologias e começar a mudar hoje a realidade da sua empresa:

1- Defina a necessidade ou (as necessidades) tecnológicas

Nesta primeira e muito importante etapa, é preciso definir que setor (ou áreas) a sua empresa necessita urgente de um upgrade de tecnologia. É no atendimento?, na gestão de documentos?, RH?, financeiro?, enfim, quais as áreas que mais necessitam de mudanças com a criação de soluções em sistemas ou aplicativos.

2- Identifique os escopos

Identificadas as áreas que precisam de desenvolvimentos, é preciso descrever mesmo que superficialmente no inicio, o escopo de cada uma delas. Pense no que facilitaria a sua rotina diária com cada nova funcionalidade.

Mas o que seria um ESCOPO?

Um escopo nada mais é que um conjunto de funcionalidades que você precisa ter em um sistema ou em um aplicativo para atender as suas necessidades diárias ou expectativas.

Uma empresa de TI também pode te ajudar nessa etapa caso precise.

3 – A seleção e a contratação da empresa de TI

Com o escopo prévio definido na etapa 2, é a hora de selecionar e contratar uma empresa especializada no assunto. Ela irá te ajudar a fechar o escopo final mais detalhado e a desenvolver os projetos.

Esta etapa é de EXTREMA importância, é como contratar aquele “excelente funcionário”, então se errar na escolha ou contratar uma empresa inexperiente, você irá perder dinheiro e tempo, e o seu problema ainda vai continuar existindo, não haverá mudanças  nem melhorais e o resultado = frustração!.

4- O desenvolvimento

Uma vez contratada uma empresa especializada, que trabalhe com metodologias ágeis e deixe o cliente envolvido a cada etapa do projeto, o desenvolvimento vai acontecer de forma gradual, correta e sem stress.

Nesta etapa o envolvimento dos funcionários de cada setor é crucial para o sucesso do projeto, pois é na vivência diária e no escopo alinhado que o resultado será um sucesso.

É preciso ter paciência, disciplina e estar aberto a adaptações e mudanças que visam melhorar a forma de comunicação e interação entre os recursos e a sua equipe.

5- Suporte e a continuidade …

Implementado o seu projeto, seja ele um sistema, aplicativo ou ambos, nesta 5ª etapa você já tem uma melhor consciência da visão tecnológica da sua empresa. Seus funcionários já estão treinados e tem usado todos os recursos dessas novas ferramentas, e assim você já consegue começar a avaliar o sucesso e as melhoria logo no início.

É preciso ter em mente que sua empresa deverá contar com um suporte para eventuais ajustes, evoluções e até mesmo dúvidas.

O mercado nunca para, cada vez mais modelos e atualizações de ferramentas, softwares, smartphones, tablets saem no mercado, e é contando com essas evoluções e suportes que a sua empresa não ficará desatualizada em relação a concorrência.

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