Conheça os 5 V’s do Big Data e suas aplicações para o negócio

O Big Data pode ser descrito como um enorme conjunto de dados que pode ser usado para tarefas importantes, como a identificação de padrões de comportamento e a criação de estratégias de atuação.

Em um mercado que a cada dia se torna mais acirrado, o uso dessa ferramenta pode ser considerado indispensável. Nesse contexto, conhecer os 5 Vs Big Data, a base da tecnologia, é de suma importância para líderes e gestores.

São eles: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo. Continue a leitura e descubra suas principais características e seu impacto sobre o desempenho de uma empresa!

1. Volume

De certo modo, o volume pode ser considerado o ponto inicial do Big Data. Isso ocorre porque esse V está relacionado ao enorme número de dados que são gerados diariamente, e podem ser usados de modo estratégico depois de tratados.

Basicamente, qualquer informação pode compor esse volume e ser usada no conceito de Big Data. No escopo de uma empresa, podemos citar os seguintes exemplos:

  • custos;
  • itens em estoque;
  • histórico de colaboradores;
  • quantidade de itens produzidos etc.

É válido ressaltar que o Volume do 5 Vs Big Data também está relacionado ao armazenamento de informações. Afinal, para guardar um número tão grande de dados de maneira segura, a empresa precisa investir em servidores próprios ou contar com o suporte eficiente do armazenamento e computação em nuvem.

2. Velocidade

Os líderes e gestores devem estar cientes que os dados são gerados rapidamente. Na prática, isso significa, que, para que a empresa use suas informações de maneira estratégica, ela precisa investir em recursos para captar, tratar e analisar essas informações na mesma velocidade com que elas surgem.

Nesse contexto, o uso de softwares especializados, capazes de lidar com essa demanda, é indispensável.

3. Variedade

Outro ponto ao qual o time de gestores deve estar atento, para garantir o uso bem-sucedido do Big Data, é o fato de que não existe um padrão único para os dados. Eles podem ser encontrados na forma de arquivos de texto, imagens, vídeos e até mesmo planilhas.

Portanto, a ferramenta usada para tratá-los deve ser capaz de lidar com múltiplos formatos. Uma tarefa que demanda o uso de soluções em Machine Learning.

4. Variabilidade

O 4° V dos 5 Vs Big Data corresponde à variação natural do volume de dados. Isso ocorre porque, em determinados períodos, a quantidade de dados a ser tratada tende a aumentar ou a diminuir.

Essa variabilidade tem relação com as atividades ou itens que são monitorados. É necessário que a empresa seja capaz de lidar com essa variação, principalmente nos picos, em que o volume de informações a ser tratado pode aumentar exponencialmente.

5. Vínculo

Por fim, é importante que os líderes e gestores tenham em mente que um enorme volume de dados, por si só, não pode ser usado de maneira eficiente. As informações só se tornam verdadeiramente úteis quando podem ser observadas e compreendidas.

Por essa razão, a empresa precisa investir em tecnologias para analisar os dados apurados e identificar padrões e relações entre eles. Tal demanda demonstra mais uma vez a relação entre Machine Learning e Big Data. Afinal, sem essa combinação, a tarefa de verificar todas as informações armazenadas seria praticamente inviável.

A eficiência com que as empresas utilizam as informações, que estão à sua disposição, tem cada vez mais relevância nos seus resultados. De modo que o uso de tecnologias, como o Big Data, se torna mais difundido a cada dia.

Levando esses fatos em consideração, é fácil chegar à conclusão de que as companhias que ficarem para trás nesse processo tendem a perder espaço e relevância no mercado.

Agora que você conhece os 5 Vs Big Data e entende o impacto deles em um negócio, que tal contar com um time de profissionais altamente especializado para implementar essa tecnologia em sua empresa? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap Tecnologia!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.