TI verde: o que é preciso para tornar esse setor mais sustentável?

Reduzir gastos é uma preocupação de empresas de qualquer tamanho e ramo de atuação. Se esse corte vier acompanhado de práticas sustentáveis que valorizem a imagem da organização e demonstrem que ela realmente se preocupa com o meio ambiente, melhor ainda. Uma maneira de obter tudo isso é apostando no conceito de TI verde.

Neste post, falamos sobre essa tendência, as vantagens que ela traz e as boas práticas para implementá-la adequadamente na sua empresa. Boa leitura!

O que é TI verde?

A TI verde consiste em práticas destinadas a minimizar os efeitos que o uso da tecnologia pode ter sobre a natureza. Isso envolve tanto a adoção de soluções que não agridam demais o meio ambiente quanto a produção de equipamentos mais sustentáveis, em conformidade com a legislação ambiental em vigor no país.

É o caso de investir em máquinas que consumam menos energia, bem como em matérias-primas recicladas e substâncias com baixa toxicidade. O próprio dia a dia da empresa deve ser orientado no sentido de buscar a sustentabilidade. Assim, ações simples e eficientes, como encaminhar o lixo para a reciclagem, também entram nesse contexto.

A mudança é profunda e afeta bastante a cultura organizacional, pois vai além da simples economia de energia: as organizações que investem em uma TI verde podem desenvolver práticas para amenizar ou até eliminar as agressões ao meio ambiente. Essa é uma forma, inclusive, de valorizar a sua imagem no mercado e de atrair clientes.

Quais as vantagens de investir em TI verde?

A resposta mais óbvia para esse questionamento é a contribuição direta para a preservação do meio ambiente. Além disso, como mencionamos no fim do tópico anterior, trata-se de uma maneira de sinalizar ao mercado que a empresa preza esses valores.

Empresas de médio e grande porte que seguem práticas sustentáveis já constituem um enorme benefício para a sociedade no geral. Afinal, o uso de soluções tecnológicas em organizações desse porte é frequente e alto — e, consequentemente, as preocupações ambientais adotadas resultam em um impacto bastante positivo.

As empresas também podem se beneficiar diretamente dos investimentos ao implementar processos de tecnologia da informação mais sustentáveis. Para companhias maiores, é um modo de se reinventar e buscar um novo público-alvo.

Isso porque a preocupação com o bem-estar do meio ambiente tem crescido entre as pessoas. Basta pensarmos em alguns exemplos recentes: a busca por habitações sustentáveis, o temor do desmatamento e a quantidade cada vez maior de empresas que se preocupam com a redução do uso de água.

Todos esses exemplos sinalizam que a mentalidade sustentável é um posicionamento estratégico para as empresas. E isso não se resume às grandes companhias, já que as menores também são capazes de consumir menos recursos (como no caso da água) e manter a produção em bom nível.

Outras vantagens significativas para as empresas são:

  • gastos reduzidos com energia;
  • melhoria da produtividade da empresa, já que há menos desperdícios;
  • economia de espaço físico com equipamentos em excesso;
  • redução de custos com servidores locais;
  • redução de emissão de poluentes na natureza, contribuindo para um mundo mais limpo.

Como adotar o conceito na sua empresa?

Como vimos até aqui, adotar uma TI verde contribui diretamente com o meio ambiente e valoriza a imagem da empresa. Agora, mostraremos algumas ações efetivas para implementar o conceito.

Busque hardwares mais eficientes

Quando a sua empresa tiver que trocar máquinas dentro das instalações, procure verificar se os equipamentos que forem adquiridos contam com certificados próprios de economia de energia.

Os efeitos poderão ser notados no médio e no longo prazos, com contas mais baratas e um impacto menos danoso ao meio ambiente. Não se esqueça de conferir se os equipamentos também apresentam certificados de energia.

Evite dispensar equipamentos eletrônicos no lixo comum

Muitas máquinas, especialmente as mais antigas, são fabricadas com substâncias danosas ao solo. Além disso, podem causar danos diretos para os humanos. Por isso, busque orientações para descartá-las de modo adequado.

O mesmo raciocínio vale para pilhas e baterias. Por mais que os novos equipamentos não necessitem dessas peças, quando tiver que dispensá-los, consulte ajuda especializada no assunto. É possível encontrar boas informações na internet, como no site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Doe as máquinas velhas

Por falar em contaminação no solo, há outra forma de evitar isso e ainda contribuir com a natureza. Trata-se de doar máquinas antigas, que não atendam mais aos requisitos da empresa, mas que outras pessoas possam utilizar.

Pesquise por organizações filantrópicas que podem ser beneficiadas com computadores em bom estado. É uma ótima maneira de proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas que estão tendo aulas de informática, por exemplo.

Use o ar-condicionado com consciência

Apesar de básica, essa dica merece ser destacada, já que o ar-condicionado ainda é muito utilizado em empresas de todos os tipos. Certifique-se de manter o aparelho em uma temperatura adequada e de realizar manutenções periódicas para evitar o gasto desnecessário de energia.

Priorize o ambiente on-line

A tecnologia é uma aliada para reduzir os impactos ambientais. Com as reuniões e os atendimentos on-line, por exemplo, não é preciso que as pessoas se desloquem no trânsito, usando meios de transporte que emitem poluentes.

A virtualização também serve para evitar impressões exageradas de papel. Aposte nos PDFs, nos diálogos on-line (em vez dos tradicionais circulares e memorandos entregues impressos) e na boa e velha comunicação por e-mail.

Além disso, incentive os colaboradores a realizarem transações virtuais, como pagamentos e faturamento. Outra ótima medida é virtualizar os servidores, a fim de compartilhar os recursos de forma sustentável.

Um dos grandes desafios é encontrar as tecnologias certas para atingir esses objetivos. Uma solução que a sua empresa pode adotar é a computação em nuvem, que também favorece a produtividade, reduz falhas e garante várias outras vantagens.

Como vimos no artigo, implementar uma TI verde pode levar tempo, mas inevitavelmente trará resultados para a empresa. Além de contribuir para um mundo cada vez mais limpo, a organização melhora sua imagem junto aos clientes e otimiza os recursos.

Gostou do conteúdo e quer ler outros como este? Então, curta a nossa página no Facebook para conferir as novidades em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.