Segredos de negócios escaláveis: o que eles têm em comum?

Atualmente, os negócios escaláveis estão em alta e todas as empresas querem ser enquadradas nessa categoria. O que é natural, uma vez que esse tipo de companhia é capaz de crescer de forma constante sem precisar aumentar — no mesmo ritmo de seu crescimento — investimentos em áreas como o marketing e infraestrutura.

Obviamente, para que uma empresa seja capaz de se desenvolver nesse ritmo, a sua liderança precisa tomar alguns cuidados especiais. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar a você algumas das atitudes tomadas por companhias escaláveis!

Leia o artigo e descubra agora as características que esses negócios têm em comum!

Planejamento estratégico

Não é exatamente uma novidade que o sucesso de um negócio esteja relacionado a maneira como ele é gerido. Afinal, sem uma administração inteligente, seus recursos não podem ser usados adequadamente, o que — além de gerar prejuízos — leva o negócio a perder muitas oportunidades que seriam capazes de impulsionar o seu desenvolvimento.

Para as empresas escaláveis, porém, esse planejamento estratégico acaba se tornando mais dinâmico. Para garantir um crescimento constante sem a necessidade de aumentar investimentos, essas instituições também elaboram metas com muito cuidado. Mas atuam de maneira mais flexível, o que lhes permite mudar rapidamente os objetivos — ou os meios para alcançá-los — sempre que necessário.

Controle avançado de dados

A grande questão é que, para os negócios escaláveis de fato gerirem metas com tanta mobilidade, eles precisam de um controle avançado sobre o conjunto de suas informações. Sem dados confiáveis, a elaboração de um planejamento estratégico não pode ser feita. Além disso, se a apuração desses elementos for lenta, eles não poderão assegurar a agilidade que essas companhias precisam para garantir um rápido crescimento.

É importante ressaltar, porém, que esses dados também precisam ser abrangentes e cobrir áreas distintas, como:

  • o desempenho da empresa;
  • o número de clientes;
  • custos;
  • a realidade do mercado;
  • índice de satisfação dos clientes;
  • e até mesmo seu alcance em mídias sociais.

Dada a quantidade dos dados, a tarefa de tratá-los manualmente é inviável. A boa notícia é que esse problema pode ser resolvido de maneira simples, por meio de soluções em Big Data e Machine Learning.

Comunicação otimizada

Outro ponto indispensável — para que as empresas escaláveis mantenham o seu ritmo de desenvolvimento — é a comunicação. Afinal, um bom planejamento estratégico precisa ser devidamente compartilhado com os colaboradores para entregar os melhores resultados.

É necessário, porém, que a companhia também tenha uma boa comunicação com seus parceiros e fornecedores. Esse cuidado é indispensável para que a qualidade e a disponibilidade de seus produtos e serviços seja garantida.

Dada a importância da experiência do consumidor, a empresa também precisa garantir uma comunicação otimizada com seus clientes, o que exige um time de atendimento bem preparado e uma forte presença em mídias sociais.

Tecnologias como o chatbot para WhatsApp podem ajudar o negócio escalável e melhorar drasticamente a qualidade de seu atendimento ao consumidor.

Engajamento de equipes

Outro segredo compartilhado pelos negócios escaláveis é a importância do engajamento de equipes. Observando os grandes players que apresentam elevados índices de crescimento, como a Google e a Amazon, é fácil notar que seus colaboradores são altamente motivados e dedicados ao desenvolvimento da empresa.

Sem esse empenho dos colaboradores, o crescimento da companhia sempre enfrentará uma barreira invisível que vai reduzir o seu ritmo.

Para lidar com esse problema, os negócios precisam investir em cultura organizacional, criando um ambiente de trabalho adequado onde os colaboradores se sintam bem física e mentalmente.

Além disso, para aumentar o engajamento e garantir uma boa retenção de talentos, a empresa precisa criar um plano de carreira inteligente que ofereça aos funcionários oportunidades de crescimento profissional.

Padronização de produtos e serviços

Uma empresa escalável nada mais é do que uma companhia capaz de crescer constantemente, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Para que esse objetivo seja alcançado, a própria operação do negócio precisa ser capaz de aumentar e atender um maior número de pessoas, sem elevar no mesmo ritmo seus custos.

A realização dessa meta exige que a empresa padronize seus produtos de uma maneira que eles possam ser facilmente replicados. Isso demanda não apenas uma estratégia inteligente, mas também o controle eficiente de todas as etapas produtivas.

É importante ressaltar que mesmo os negócios escaláveis precisam realizar investimentos. Porém, quando comparados ao faturamento da companhia e ao seu crescimento, esse investimento acaba sendo considerado baixo.

Por essa razão, o desenvolvimento de produtos — ou de serviços — que permitam uma ampla expansão sem a necessidade de grandes investimentos, pode ser considerado um dos fatores que as companhias escaláveis têm em comum.

Uso inteligente da tecnologia

É importante ressaltar que, uma característica compartilhada por todas as empresas escaláveis, é o fato de que elas são altamente eficientes em usar a tecnologia para resolver seus problemas e entregar serviços.

Como exemplo, podemos citar a Netflix. Usando a computação e o armazenamento em nuvem, a companhia é capaz de armazenar um enorme volume de arquivos — e de implementar softwares — sem precisar investir pesadamente em servidores próprios e nos sistemas necessários para garantir a sua segurança.

Além disso, por meio da união do Machine Learning e Big Data, a empresa é capaz de compreender o perfil de seus usuários e assim criar um sistema de recomendação para oferecer a eles sugestões de conteúdo baseadas em seu comportamento. Isso torna as sugestões mais adequadas e leva o usuário a passar mais tempo dentro da plataforma.

Levando esses fatos em consideração, é fácil chegar a conclusão que o uso inteligente de tecnologias é outro segredo das companhias escaláveis para manter seus níveis de crescimento.

Mesmo nos mercados mais acirrados, o modo como uma empresa utiliza seus recursos impacta diretamente os resultados. Por essa razão, para que companhias se tornem negócios escaláveis, é necessário que a liderança implemente soluções capazes de otimizar a sua operação. Para tanto, um time de especialistas altamente qualificado não é suficiente, o bom uso de ferramentas tecnológicas também é necessário.

Agora que você conhece os segredos dessas companhias, compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a acessar estes conhecimentos!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.