Big Data e Cloud Computing: qual a relação entre eles?

Vivemos um período em que o uso de tecnologia é vital em diversas áreas, e o mundo corporativo não é uma exceção a essa regra. Nesse contexto, a implementação do Big Data e Cloud Computing recebe grande destaque.

Isso acontece porque, por meio dessas tecnologias, gestores e empresários são capazes de verificar, em tempo real, uma série de informações úteis para monitorar o desempenho de projetos e embasar suas tomadas de decisão. Tudo isso por um custo acessível, que pode ser escalado de acordo com a demanda da empresa.

Você gostaria de entender melhor como a combinação dessas tecnologias podem beneficiar a sua empresa? Leia este artigo e descubra a relação entre Big Data e Cloud Computing!

O que é Big Data?

Quando dados são usados de maneira inteligente, eles podem apresentar uma série de oportunidades, antes desconhecidas, para a empresa e apontar falhas e gargalos que afetam negativamente o desempenho de seus processos. Por esse motivo, atualmente, a informação é considerada um ativo altamente valioso.

O Big Data, por sua vez, pode ser descrito como um enorme volume de informações, captadas por uma empresa ou instituição e armazenadas de maneira segura. Para que esses dados sejam usados adequadamente, porém, eles precisam ser tratados e analisados. Tarefas que demandam o suporte de softwares inteligentes e de profissionais qualificados.

Como funciona a Cloud Computing?

A tarefa de armazenar dados e de implementar softwares e sistemas mais complexos exige um enorme poder computacional, que, por sua vez, demanda o investimento em hardwares, sistemas de resfriamento e medidas de segurança.

Levando esses fatos em consideração, é fácil perceber que os custos envolvidos são altos, e tendem a pesar no caixa da empresa. Felizmente, a Cloud Computing surge como uma solução para esse problema, pois a tecnologia permite a terceirização de estruturas prontas para fornecer poder de computação.

Ou seja, optando pela tecnologia, empresas podem armazenar dados em servidores externos e até implementar neles seus softwares, reduzindo assim os investimentos na contratação de colaboradores e na aquisição, manutenção e atualização de hardwares.

Qual a relação entre as duas tecnologias?

Como o Big Data fornece informações para que atue de maneira mais estratégica, ele abre espaço para que a gestão de uma companhia eleve a qualidade de seus processos e diminua drasticamente os custos.

A questão é que os benefícios do Big Data demandam uma estrutura robusta. Afinal, a implementação exige que uma série de dados complexos sejam armazenados e tratados. É nesse contexto que a Cloud Computing surge como uma solução interessante! Pois, por meio dela, os dados e softwares podem ser alocados em servidores externos, reduzindo assim os custos da empresa.

Levando esses fatos em consideração, podemos perceber a relação entre o Big Data e a Cloud Computing. Uma vez que uma tecnologia é capaz de entregar, de maneira segura e mais barata, a estrutura requerida para o funcionamento da outra!

Em um ambiente altamente competitivo, em que a disputa por espaço no mercado se torna a cada dia mais acirrada, empresas de todos os portes e áreas de atuação precisam se preparar e utilizar seus recursos de maneira mais inteligente. Essa realidade tem feito com que tecnologias, como Big Data e Cloud Computing, tornem-se cada vez mais relevantes e utilizadas.

Agora que você entende a relação entre essas tecnologias, que tal contar com softwares, alinhados às demandas de sua empresa e preparados para a integração com a Cloud Computing para tratar seus dados estratégicos? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap Tecnologia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.